Cápsulas vegetarianas são a nova tendência no mercado global de suplementos dietéticos.
A crescente preocupação com a saúde em 2020, quando o mundo enfrenta a pandemia Covid-19, tem levado mais consumidores ao mercado de produtos naturais.
As cápsulas vegetarianas, sejam de invólucro duro ou mole, são feitas de materiais vegetais, como o amido de mandioca.
Em comparação com cápsulas de gelatina derivadas da hidrólise de colágeno de bovinos, peixes ou suínos, as cápsulas vegetarianas podem atender melhor às demandas de veganos e pessoas de certos grupos religiosos ou étnicos que estão proibidas de usar produtos de origem animal.
As cápsulas derivadas de plantas não contêm aditivos químicos e são pouco poluentes durante o processo de produção. Além disso, a inércia dos ingredientes de origem vegetal torna as cápsulas vegetarianas adequadas para aprimorar a manutenção dos nutrientes de uma variedade de conteúdos, como óleo de peixe e extrato de plantas, e de outros nutrientes que são facilmente oxidáveis.
Ao procurarem uma vida mais saudável, as pessoas tendem a escolher produtos mais naturais, mais saudáveis e mais seguros. No campo dos suplementos dietéticos, muitos fabricantes e proprietários de marcas, como Healthy Care, BioBalance, doTERRA, Walgreens, Sam’s Club, Colfarm, Benemax, Healtheries e Sports Research, começaram a procurar alternativas vegetais às cápsulas de gelatina para atender às novas necessidades dos consumidores.
Além disso, a pandemia da COVID-19 levou os consumidores a reavaliarem a saúde, os hábitos de vida e a propensão ao consumo.
“Continuamos vendo uma transformação contínua do pensamento do comprador ao selecionar entre produtos naturais e convencionais”, disse Kathryn Peters, vice-presidente executiva da SPINS, uma empresa de tecnologia de dados focada no bem-estar.
“Com o foco do público na saúde e no bem-estar, os produtos naturais continuarão tendo um desempenho superior ao de outros produtos, uma vez que os consumidores continuam investindo em itens de melhor qualidade para comer, usar no corpo e utilizar na manutenção da casa”, acrescentou Kathryn.
Enormes diferenças serão encontradas entre, de um lado, as empresas e os proprietários de marcas que usam cápsulas vegetarianas em suplementos dietéticos e, de outro, os que usam cápsulas convencionais. A opinião é de um diretor da VegeGel, uma das maiores produtoras mundiais de cápsulas vegetais de amido.