Quem nunca guardou um objeto ou foto como registro de um momento?. Todos guardam. Só que no filme Uma vida iluminada (Everething is Illuminated) Jonathan (Elijah Wood) é um colecionador e tem como missão encontrar, na Ucrânia, por meio de uma antiga fotografia, a mulher que salvou a vida de seu avô na Segunda Guerra Mundial. A verdade resplandece numa pequena casa cercada por belos campos de girassóis, resplandecentes campos de girassóis.
Originário das Américas, os povos incas viam o girassol como espelho do Deus Sol. De fácil cultivo, a flor encanta por sua beleza e do girassol tudo se aproveita, pois suas sementes além de alimento saudável para humanos e animais silvestres, sobretudo aves, dá origem a óleos usados no mundo inteiro. No filme Uma vida iluminada ele está relacionado à luz da verdade, a nossa iluminação interior e exterior.
Nessa viagem cinematográfica, o judeu americano Jonathan é auxiliado por dois ucranianos, neto e avô, além de um encantador cão que atende pelo nome de Sammy Davis Jr.. Entre belas imagens e a presença marcante de girassóis, o filme revela verdades que saltam aos olhos numa importante reflexão, sobretudo no momento atual, de intolerância e de gabinetes de ódio que tornam o mundo um lugar nada agradável para se viver e sonhar.
Deslumbre-se. E aproveite para passar pela nossa seção Cafezinho para um momento de aprendizado, lazer e sonhos.