QUE TAL EXPERIMENTAR UMA COCA-COLA DE ALHO?

2 0
Read Time:2 Minute, 39 Second

Por Yume Ikeda, de Tóquio

Que tal experimentar uma Jats Taccola?. O refrigerante feito de alho é, desde 2015, o principal cartão de visitas do Takko Garlic Center que, neste mês de outubro, celebra a colheita do principal produto desta pequena cidade de 6 mil habitantes, situada na província japonesa de Aomori: o alho. Takko ganhou visibilidade por conta de suas iniciativas para divulgar o mais usado dos condimentos no país do sal nascente e, sem dúvida, a Jats Taccola é a mais ousada e hoje também a mais rentável fonte de atração de turistas e compradores à região.

O refrigerante de 200 ml custa 300 ienes (aproximadamente R$ 16) e a caixa com 24 preciosas garrafinhas sai por 7.200 ienes. Como o produto tem uma validade de 540 dias, quando evitadas altas temperaturas e umidade, muitos o compram em quantidade, até pelo sabor inusitado e para brincar com os amigos em situações especiais. Lançado em 2015, o refrigerante tornou-se rapidamente um ícone de Tacco e é apreciado sobretudo por turistas que, neste mês de outubro, participam do festival do alho, só que desta vez com cuidados redobrados por conta da pandemia Covid-19, evitando-se aglomerações.

Jats Takkola soma a expressão popular japonesa “Jats”, que seria similar ao delicioso “vixe” com o qual os nordestinos pontuam estarem surpresos, com o nome da cidade Takko e o sabor cola usado no refrigerante. Na verdade, o produto que carrega o sobrenome de “Taccola” no rótulo e tratado mesmo de “Jats Takkola”, portanto nem adianta procurar referências com a nomenclatura do rótulo, pois para marcar a existência da cidade impera o jogo duplo para o ocidente, isto é, “Jats Takkola”.

O refrigerante, agora popular, levou seis meses de pesquisa em 2015 para ser preparado, com a maior parte do tempo gasto para retirar da mistura de alho batido o forte cheiro aliviando o sabor com o da cola. Sem querer conquistar mercado no mundo dos refrigerantes, a intenção do Garlic Center, que o comercializa e distribui, é chamar a atenção para a cidade e os negócios em torno do alho. É que, como muitas cidades japonesas, a população de Takko é longeva e a cidade procura atrair mais jovens para se manter no mapa, entre as colinas da província de Aomori.

Os ventos marítimos constantes entre essas colinas, permite uma produção de alhos de qualidade, muito brancos e saborosos, o que é o principal difusor do produto de Takko, como o café brasileiro produzido em altitudes e que é mais valorizado por gourmets, assim como o alho de Takko ainda que, ambos, em quantidades pequenas e preços mais elevados de mercado..

O alho como todos sabem têm vários benefícios e, desde o tempo dos faraós egípcios, tem sido usado como medicamento ao longo dos anos. O alho tem baixas calorias e ajuda a aumentar a imunidade do organismo, essencial em tempos de pandemia, além de reduzir a pressão arterial, melhorar o nível de colesterol bom no organismo humano e prevenir a demência e a doença de Alzheimer.

E então, vamos tomar uma Jats Taccola? Sirva-se com esta delícia de campanha.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta