A NATUREZA VIVA DE ARCIMBOLDO

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O italiano Giuseppe Arcimboldo (1527-1593) tomou gosto pela pintura ainda menino, quando acompanhava o pai que era pintor de afrescos em Milão, em Itália. Foi, no entanto, em Praga, capital da Bohemia e hoje da República Tcheca, que sua pintura floresceu. Arcimboldo tornou-se um dos pintores oficiais da corte de Fernando I e de seus sucessores, Maximiliano II e Rodolfo II. Como Praga era laica, onde diferentes religiões podiam conviver em perfeita harmonia, ao contrário da Itália, onde o cristianismo foi imposto, Arcimboldo teve total liberdade para fugir em sua pintura dos ditames religiosos mesmo porque, face ao importante conceito de liberdade de expressão, havia em Praga grande ebulição cultural e científica na sua época refugio inclusive para a magia, os ciganos e os judeus que se dedicavam ao ocultismo da Kabala. Com isso, Arcimboldo trouxe para as telas o conceito de que somos aquilo que comemos, criando rostos a partir de flores e frutos, árvores. Uma pintura que entrou para a história e até hoje pode ser vista em livros e é admirada em museus por sua riqueza de detalhes, a forma vibrante com que flores e frutos dão os contornos sensacionais do corpo humano. Sirva-se de Arcimboldo e dos frutos de sua arte.

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