A FLOR DO NATAL

0 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

Originária do México, a poinsétia é a flor do Natal em todo o mundo. No Brasil, é conhecida como bico-de-papagaio, rabo-de-arara, cardeal, estrela-do-Natal, flor-de-Natal ainda que seu nome botânico seja Euphorbia pulcherrima, isto é, “a mais bela (pulquérrima) das eufórbias”. Planta que pode chegar até 3 metros de altura, com diversos galhos, sendo as suas folhas de coloração vermelha, que eram usadas como tintura pelos astecas, hoje é cultivada até em pequenos vasos.

A relação da planta, de fácil cultivo, presente em todas as regiões do Brasil, com o Natal tem origem numa lenda mexicana. Uma criança, Pepita, queria presentear Deus pelo nascimento de Jesus Cristo, numa igreja, mas muito pobre não tinha o que levar. Então, colheu flores e folhas pelo caminho. Ao depositar no altar de uma pequena igreja católica nos tempos da colonização espanhola do México, percebeu o quanto eram modestas, mas no decorrer da missa algumas daquelas folhagens adquiriram a cor vermelha. Desde então a planta tornou-se símbolo do Natal.

Já o nome poinsétia é decorrência de colonizações posteriores e, portanto, tem menor importância para este símbolo natalino. Nem sempre aqueles a quem os nomes são associados à planta têm algo a ver com elas a não ser o poder de as terem catalogado. Vale o que sai da língua do povo e no Brasil, na maior parte de suas regiões, a flor, na verdade a folhagem vermelha que protege uma pequena flor amarela, é o bico-de-papagaio e ponto final. E vida longa e muitos natais decorados com estas folhas colhidas por Pepita que adquiriram a coloração vermelha na missa natalina, a missa do galo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta