O mamão, fruto do mamoeiro, é uma fruta tipicamente tropical, encontrada em toda a América Central e do Sul, de onde saiu pelas mãos dos colonizadores para as mesas europeias e de lá para a América do Norte (EUA e Canadá). Com baixas calorias é uma excelente opção para o consumo de vitaminas A e C além de sais minerais como o cálcio, ferro, sódio, potássio e fósforo.
Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais da fruta, que foi encontrada no México e já era consumida pelos povos astecas e maias. Aliás, se devem aos indígenas da América a rica dieta hoje presente em todo o mundo. Foram eles, com sua cultura e determinação, os primeiros a descobrirem os benefícios de alimentos encontrados na natureza.
Excelente laxante, o mamão também contribui para uma pele limpa e saudável. Com mais de 50 espécies, os pequenos, que no Sudeste, são chamados de papaia estão entre os mais consumidos, mas o formosa, por seu tamanho e coloração alaranjada é o preferido para exportação devido ao seu sabor mais marcante.
Para nutricionistas, o mamão é item obrigatório em dietas e normalmente consumido pela manhã de forma a contribuir com suas fibras para o funcionamento adequado do intestino humano. Outra vantagem da fruta é que, com a presença de sol e água, dá os seus frutos durante todo o ano e uma vez que o mamoeiro pega, exige poucos cuidados.