ROMÃ AJUDA A COMBATER O TEMIDO CORONAVÍRUS

0 0
Read Time:2 Minute, 30 Second

Enquanto o mundo inteiro aguarda uma vacina e a vacinação em massa contra o coronavírus que já matou mais pessoas 1 milhão de pessoas até a primeira semana de novembro de 2020, das quais 170 mil no Brasil, onde a doença segue em alta, pesquisadores estão mapeando alimentos que podem ajudar a preservar a vida em tempos de pandemia. Todas as pesquisas e todos os caminhos levaram até o momento ao romã.

Estudo do Instituto de Virologia Molecular da Universidade de Ulm, na Alemanha, recentemente divulgado e publicado este mês no banco global de textos de pesquisas biológicas bioEXivoas apontou que “uma incubação de cinco minutos com suco de Aronia melanocarpa (romã) produziu atividades antivirais mais fortes e inativou o vírus influenza A (IAV), o SARS-CoV-2 e também o AdV5. Essa inativação obteve taxas de 99,99%, 96,98% e 93,23%, respectivamente”.

O suco de romã também se mostrou eficaz no combate à gripe.

Pesquisa da brasileira Thaís Martins, do Departamento de Farmácia e Nutrição do Centro de Ciências Naturais e da Saúde (CCNES), em Alegre (ES), também acaba de ser premiada na BiotecFarma, evento realizado de forma online no mês passado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), ao mostrar os benefícios do gel obtido a partir da casca do romã no tramento de feridas.

“Foram feitos testes microbiológicos para avaliar se o gel em diversas proporções do extrato era capaz de inibir o crescimento de micro-organismos causadores de infecções na pele, e nesse ensaio ele se mostrou eficiente”, explicou Thais em informe da Universidade Federal do Espírito Santo a qual o CCNES está ligado.

Mas que segredos tem a romã, a fruta originária do Mediterrâneo e do Oriente Médio que tem o nome científico de Punica Granatum e é uma das frutas mais citadas na Bíblia, no Velho Testamento?.

Pesquisadores apontam ´dez itens presentes em sua composição:

  1. Vitaminas C, A e E
  2. Potássio
  3. Ácido fólico
  4. Cálcio
  5. Ferro
  6. Magnésio
  7. Ácidos gálico e elágico
  8. Fitoquímicos
  9. Urolitina A
  10. Nitratos

E como se isso não bastasse, a romã tem baixas calorias e proporciona uma sensação de disposição e bem-estar, por isso é usada em diversos rituais de passagem de ano, a sendo uma tradição dos judeus consumi-la no término de cada ciclo como sinal de força e prosperidade para o próximo. Tanto que a fruta é apresentada na Bíblia como sinônimo de bem viver e está presente nos jardins do rei Salomão e nos Cânticos.

Desde a antiguidade, a romã vem sendo usada no tratamento de dores de garganta, distúrbios digestivos, de pele e artrites além de infecções urinárias e de pele como as pesquisadas por Thais Martins em seu mestrado, agora premiado.

Com baixa caloria é também a fruta preferida da modelo Kylie Jenner. irmã da famosa Kim Kardashian que se sente poderosa todas as manhãs depois de tomar um suco de romã. Foi o que ela disse à revista de moda Harper’s Bazaar. Poderosa e protegida.

A modelo Kylie Jenner não dispensa as sementes de romã em sua dieta.

 
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta