Originária da África, América tropical e Europa, a íris é uma flor de delicada presença nos jardins e que carrega o nome científico de Iridaceae mas que também é conhecida como íris-germânica, íride e íris-florentino. Seu aroma delicado está presente na perfumaria em sofisticados frascos como os de L’Eau de Issey Miyake e Azzaro aos quais empresta delicadas notas de fundo.
A sensação de frescor oferecida pela íris está restrita aos jardins, pois a flor não resiste ao corte, ou seja, tem pouca durabilidade se colhida para ser colocada em vasos com água. Para a produção de essências e o uso na perfumaria, é colhida de manhã bem cedo, quando o orvalho ainda se faz presente.
A beleza da íris está definitivamente nos jardins com a facilidade de se espalhar como pequenos arbustos. A delicada flor desponta em suas hastes em forma de folhagens, que podem ser unitárias ou um grupo delas. No Brasil, a íris de cor violeta é a mais comum e seu cultivo é fácil e simples uma vez plantada. Gosta de sol e água, o solo, é claro, deve ser rico em nutrientes.