O PODEROSO GENGIBRE

2 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

Originário da ilha de Java, da Índia e da China, o gengibre (Zingiber officinale) conquistou o mundo. Sua raiz está presente na culinária, como condimento, e também em bebidas, remédios e perfumaria. Contém vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e fósforo. A planta pode chegar até 1 metro de altura, mas o consumo reside em suas raízes. Desde a antiguidade, o gengibre vem sendo usado como digestivo, mas tem outras finalidades nas cozinhas, pois seu aroma característico afasta moscas e mosquitos.

Entre os benefícios do gengibre para a saúde destacam-se o seu uso no tratamento de doenças respiratórias, entre as quais bronquite e asma, além de ser excelente para a limpeza das narinas, reduzindo a presença de catarro e oferecendo uma sensação de limpeza permitindo uma respiração mais fluída.

O gengibre também é indispensável na digestão por queimar gorduras e proteínas animais no organismo humano, facilitando o metabolismo e, portanto, aliviando aquela indesejada sensação de peso. Por isso, o gengibre é muito comum em dietas, sobretudo as fit e um dos alimentos mais apreciados na culinária vegetariana e vegana.

Indispensável na culinária japonesa é o acompanhamento ideal in natura ou conservas para o consumo de peixe cru e funciona como elemento de limpeza das papilas degustativas para que os diferentes sabores de pescados e frutos do mar possam ser sentidos.

Nos países europeus, sobretudo nos nórdicos, os biscoitos de gengibre, o gingerbreads, são presença obrigatórias nas festas natalinas. No Brasil, o gingerbread está presente, sobretudo, nas cidades de colonização alemã e em Santa Catarina são inúmeras as famílias que vivem de sua produção durante todo o ano, pois trata-se de acompanhamento ideal para o chá.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
50 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta