Nativo da Ásia e da África, o manjericão se espalhou pelo mundo sendo portador de suave fragrância e aroma. Conquistou espaço na culinária, na cosmética e na perfumaria. A planta que aprecia o calor úmido e não resiste à geada, se adaptou bem às regiões temperadas e mesmo quentes, desde que com presença de muita água.
Suas folhas verdes são belas e arredondas e sua presença, em qualquer ambiente, é marcante. O óleo essencial de manjericão está entre os mais consumidos do mundo e molhos especiais da culinária o incluem, como o pesto italiano e sua presença inconfundível em pizzas como a marguerita.
O manjericão também garantiu presença nos pratos mais sofisticados da culinária e pela sensação de refrescância que provoca no palato ganhou espaço em pastas dentais.
Pode ser facilmente cultivado em pequenos vasos e é uma planta que pega fácil a partir das primeiras raízes. Isto é, se você pegar um galhinho em natura de manjericão e deixá-lo num copo com água, rapidamente verá as primeiras raízes, momento no qual pode ser plantado na terra e contar com sua presença constante desde que garanta água e raios de sol para que se mantenha sempre vivo e fresco. Em troca, o manjericão retribui os cuidados com o seu aroma e o seu sabor inconfundíveis. Um fruto da terra que nos traz sensações sempre renovadas de refrescância.