Originária da Ásia, a hortelã-verde conquistou o mundo por seu aroma e sabor. Está presente na culinária, como tempero, e nos medicamentos, cremes para uso bucal e como óleo essencial vermífugo. A planta que exibe brilhosa e abundante folhagem transmite uma sensação de ar puro e refrescância, o que a levou direto para o topo de essencial para a indústria de confeitos como balas refrescantes, o que também garante sua presença em cremes dentais.
Com o nome científico de Mentha Spicata, a hortelã-verde é conhecida simplesmente como hortelã e também hortelã-de-leite, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-das-cozinhas e hortelã-comum.
Com vitaminas A, B6, C, E e K, além de ácido fólico e riboflavina, o hortelã é um poderoso antisséptico, digestivo e desentupidor das vias aéreas, o que justifica a sensação de refrescância que transmite. Pode ser consumido in natura e também na forma de chás e está presente em inúmeros pratos da culinária, sobretudo na árabe onde tem lugar garantido, emprestando sabor e aroma.
Pode ser cultivado em vasos, até mesmo dentro de apartamentos, desde que com a incidência de raios de sol, o que assegura a sua presença em todas as culturas.